terça-feira, 19 de abril de 2011

Sabugueiro

Acima, as flores de sabugueiro que colhi na semana passada.



Há alguns anos, comprei um pezinho, bem pequeninho, de sabugueiro numa loja que vende mudas orgânicas. Depois de passar um tempo murchinho, o sabugueiro deu uma de doido e cresceu pra chuchu. Deve estar com uns 2,5 metros, o meu bonitinho.

Para que serve? Para febre, catapora, sarampo, escarlatina. Sempre em banho.

E, segundo aprendi com minha professora-mestra-herbalista, é uma erva boa para a saúde da mulher em geral. Em níveis energéticos, é muito interessante para aquelas mulheres que estão em dúvida entre ficar em casa, cuidando da família, dos filhos e do marido, ou se jogar no mundo profissional.

Mas por que estou falando do sabugueiro? Porque minha casa está sendo reformada, na parte externa, e "surgiu" a possibilidade de termos de cortar o coitadinho do sabugueiro. Quase enlouqueci, ainda mais quando lembrei da lenda que diz que dentro de todo sabugueiro mora uma bruxa que foi queimada na Inquisição. Também se diz que, no quintal de casa, protege de feitiços e males em geral.

A solução? Uma poda bem boa na arvorezinha, mas só depois que eu e meu filho colhemos todas as flores. Com elas, de uma parte fiz um elixir (na verdade, um xaropinho) e, de outra, sequei para fazer banhos depois, quando necessário.

No mesmo fim de semana, fui assistir ao último filme da série Harry Potter e adivinha quem aparece lá? Se você disse "uma varinha de sabugueiro", acertou.

7 comentários:

Aliks disse...

...será que dá para plantar num vaso e colocar dentro do apartamento ...rsrsrs...!!!!!!!!
Como é que eu vou fazer para ter uma árvorezinha mágica dessa...!!!!
Bjus e bom feriado...

Silvia Duarte disse...

Que delícia!!! uma árvore de sabugueiro no jardim! meu sonho... moro num apt. mas tenho uma pitangueira de 1 metro +/_ e uma árvore da felicidade que está batendo no teto.
Adoro árvores.
Assisti o filme e tem mesmo a varinho, que aliás é bem poderosa!!!
beijos
Silvia
www.magiaenatureza.blogspot.com

Green Womyn disse...

Aliks, acho que ela vai ficar um pouco grande para o apartamento... rs

Bom feriado pra vc tb e obrigada pela visita!

Green Womyn disse...

Silvia, quando minha reforma terminar, eu tenho planos de colocar pitangueiras na minha varanda. Depois me dê as dicas sobre como cuidar delas, tá?

Beijo!

Silvia Duarte disse...

Pitangueiras gostam de sol e de muita água, ficam na minha sacada da sala que pega muito sol!
beijos
ah, to esperando sua visita no meu espaço:
www.magiaenatureza.blospot.com

Luciana Onofre disse...

estas flores ahhhhhhhhhh que belas!

Green Womyn disse...

Elas são tão pequenininhas e tão delicadinhas, Lu. Umas gracinhas!