domingo, 25 de setembro de 2011

Mel de lavanda

Ingredientes:

1 xícara de lavanda seca
1 xícara de mel
1 pedacinho de baunilha (ou 1 gota de essência)
1 jarra de vidro com tampa

Na receita que achei, dizia-se que essa receita poderia ser feita no micro-ondas, mas eu prefiro não usá-lo.

Basicamente, você deve colocar a lavanda seca no pote de vidro, que já deve estar limpo e BEM seco. Depois você esquenta o mel (eu esquentei o meu em banho-maria), até que ele fique bem líquido, e depois joga por cima da lavanda seca. É importante não deixar o mel ferver, ele só precisa ficar fininho.

Se você usar 2 ou 3 xícaras de lavanda, aumente também o número de xícaras de mel e a quantidade de baunilha.

Tampe o vidro bem fechadinho e depois deixe por 9 dias em um local escuro.

Deixei minha mistura mais de 9 dias e, com uma fralda de pano limpa, coei a mistura dentro de um outro pote (você precisa esquentar o mel novamente, caso contrário não conseguirá coá-lo). Você também pode tentar coar a mistura com um filtro de papel daqueles de coar café.

Depois fiz uma espécie de "bola" com a fralda e fiquei espremendo a lavanda com mel que sobrou. Esse mel obviamente estava mais forte, com um odor maravilhoso de lavanda.

Não consegui tirar fotos dessa parte final do processo porque o pote de mel estava quente e quase queimei minha mão (rs). Mas garanto para vocês que o resultado ficou uma delícia, ideal para os chazinhos da primavera.

8 comentários:

Daniel disse...

Uma vez já fiz um mel de lavanda usando a do meu jardim (lavanda dentata, que uns chamam de alfazema) mas não cheguei a aquecer o mel. Apenas mergulhei as espigas florais e deixei curtir por mais de um mês. Ficou muito bom!
Daniel

Iony disse...

Eu tava pensando nesse mel hoje: poxa....a Dani bem podia postar a receita!E num é q vc postou!rsrs

Vou fazer!!!

Green Womyn disse...

Dani, a que eu tenho no meu jardim também é a lavanda dentata. Um dia tento fazer desse jeitinho que vc ensinou. Beijo!

Green Womyn disse...

Ô, Iony, eu sou bruxa... Hahahahaha

Elaine Figueira disse...

Oi querida, adoro seu blog. Conhece a canção da Verde Donzela que canta?

Green Womyn disse...

Oi, Elaine. Eu é que agradeço por vc estar aqui.

Não conheço a canção, vou dar uma procurada.

Beijo!

Olivia Frade Zambone disse...

q delícia! vou comprar lavanda pra fazer esse mel!

Unknown disse...

Olá Dani, amei o seu blog, uqer fazer uma parceria com o meu blog? Também fiz uma série de artigos sobre essa maravilhosa planta no meu blog. littleshiretea.blogspot.com.br