quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jasmim




Jasmim (Jasminium officinale, Jasminum grandiflorum, Jaminum sambac, J. odoratissimum)

Gênero: feminino
Planeta: Lua
Elemento: água
Energia: doce, quente, estimulante
Família: oleáceas
Melhor dia da semana para utilizar o jasmim: quarta-feira

Parece brincadeira, mas existem mais de 500 tipos de jasmim, essa planta que adoro e que exala um cheiro maravilhoso à noite. De todos, o mais conhecido, ao menos em forma de chá, é o Jasminium officinale, também chamado de “jasmim verdadeiro”.

Diz-se que as bruxas usavam as flores de jasmim em feitiços de amor e em feitiços para atrair prosperidade e induzir sonhos proféticos. Trata-se também de uma flor ritual para o sabá do Equinócio de Primavera (mas algumas pessoas gostam de utilizá-la em Imbolc).

Medicinalmente falando, essa flor cria uma sensação de bem-estar e elimina a ansiedade. É usada como afrodisíaco (principalmente se esfregada na pele) e diz-se que cura impotência e frigidez. Também é utilizada para aliviar infecções nos olhos. O chá de jasmim também age como estimulante, fazendo com que as pessoas se sintam mais positivas em relação à vida.

Diz-se que o jasmim também ajuda pessoas que são perfeccionistas e gostam de julgar os outros (então deve ser muito boa para os librianos, rs).

Seus significados são “eloquência”, “doçura”, “amizade”, “charme” e “afeição”. Também se diz que pessoas que escolhem o jasmim estão em busca de conhecimento e crescimento espiritual.

Sonhar com o jasmim é sinal de sorte (inclusive no amor).

Além de acalmar, o jasmim também pode ser utilizado para melhorar a função respiratória. Deve-se tomar após o jantar, 1 xícara por dia no máximo.

Não existe um óleo essencial de jasmim, mas sim um absoluto, que contém poderes curativos. A fragrância é absolutamente rica e sensual. Alivia o estresse, ajuda a remover bloqueios emocionais, acalma medos e ansiedade, e é levemente eufórica.

O jasmim é sagrado para Kama, deus hindu do amor, que usa o jasmim para untar suas flechas. Também é sagrada a Vishnu, Diana, Adônis, Deméter, Ceres, Cerridwen, Cernunnos, Fauna, Perséfone, Pan, Maeve, Ártemis, Zeus e Ísis.

Scott Cuningham diz que as flores secas devem ser utilizadas em poções de amor e que atraem um amor espiritual (ao contrário do amor físico). Essas mesmas flores atraem prosperidade se forem levadas junto do corpo, queimadas ou utilizadas. Para os sonhos proféticos, devem ser queimadas no quarto.

Segundo Maria Teresa Modro, melhora o humor e auxilia na cura da depressão. Aumenta a riqueza, prosperidade e afetividade no casamento e também é ótima para auxiliar em dores intensas como luto e perdas.

Algumas outras propriedades mágicas são: espiritualidade, visões, confiança, cura de “corações partidos”, projeção astral, negócios, processos legais, paz, sexo, aumento das qualidades femininas, boa sorte, luxúria, magnetismo (para atrair homens), equilíbrio, harmonia, proteção e boa para fazer meditação. Limpa a aura e estimula a criatividade.

Para os chineses, essa flor é o símbolo da doçura feminina.

Para mulheres com baixa autoestima, recomenda-se tomar um banho com chá de jasmim à luz de velas branca e roxas. Diz-se que elas enxergarão a beleza e a sexualidade dentro de si mesmas.


Bibliografia

Brigitte Mars. The Sexual Herbal – Prescriptions for Enhancing Love and Passion.
Earl Mindell’s Herb Bible.
Richard Webster. Flower and Tree Magic – Discover the Natural Enchantment Around You.
Gerina Dunwich. Wicca Garden – A Modern Witch’s Book of Magickal and Enchanted Herbs and Plants.
Deepak Chopra e David Simon. O Guia Deepak Chopra de Ervas.
Scott Cuningham. Cunningham’s Encyclopedia of Magical Herbs p.147.
Maria Teresa Modro. Apostilas.

15 comentários:

Iony disse...

Vou tomar uma banho de Jasmim....hihihi

Amei!Estava coms audade das ervinhas amigas da Dona Dani!

Beijos!

Green Womyn disse...

Ah, sua fofa! Vc me incentiva muito a escrever aqui, sabia? Beijos!

Gabi disse...

Adorei a dica do banho para mulheres sem autoestima!

Aprendi a tomar chá de jasmim como alternativa ao café, para dar uma acordada quando temos que terminar um frila imenso durante a madrugada hehe. E de quebra descobri que o amorrrr que ele traz não é nada espiritual, não! hahaha

Beijos, adorei! (Como sempre.)

Green Womyn disse...

Gabi, sua linda, obrigada por ter lido! Seus comentários são valiosos!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá...conheci, segui e fiquei!
Como vc, se me espremer sai caldo verde!
Sou uma amante da natureza e adorei no seu blog a variedade de explicações.
Muito bom e muito capricho!
Já li sobre o jasmim e gostei de saber suas propriedades. Minha mãe tinha em casa um atrepadeira igual ao da foto e tomávamos banho de banheira com punhados deles...super cheiroso!
Bjs um ótimo domingo e boas energias!
CamomilaRosa

Luciana Onofre disse...

amo essa planta

Anônimo disse...

Linda postagem, e cheia dicas importantes, vou testá-las e obrigada por compartilhar conosco...aguardo sua vitinha, viu...beijos floridinhos para voccê...

Unknown disse...

Tive um sonho com um.lindo e bem cuidado jardim, repleto de Jasmim, caido no chão formando um tapete e também ainda na árvore. Todos olhavam com admiração. Como vc definiria este sonho?

Unknown disse...

Qualquer tipo de jasmim serve para as recomendações descritas?
Tenho um lindo jasmim mangá de cor branca e perfume forte.

Unknown disse...

Qualquer tipo de jasmim serve para as recomendações descritas?
Tenho um lindo jasmim mangá de cor branca e perfume forte.

little devil disse...

Adorei 😍😍😍

Wellington e Darlene disse...

Fala muito mas aqui em casa to vendo agir o contrário.

Paty disse...

Olá, posso fazer o chá do jasmim da índia?

Unknown disse...

Como assim?

Unknown disse...

Eu fiz uma projeção astral,e encontrei minha casa cheia de seres invasores,com um deles eu travei um duelo verbal, eu simplesmente não conseguia voltar ,abri a janela do meu quarto,e chamei por Deus, pedi para que os tirassem dali,no meu quintal haviam pés de jasmim plantados ,eu não tenho jasmim em casa,eu tenho recebido mensagens de Ártemis Diana, sinceramente não sei o que pensar,mas obrigada .