terça-feira, 9 de outubro de 2012

As rosas, por Cristina Von (livro "Viva com as Flores")




As rosas estão entre as flores de cultivo mais antigo e há 5 mil anos fazem parte dos jardins asiáticos.

Em 600 a.C., os chineses já extraíam óleo das rosas que nasciam no jardim do imperador. Esse óleo só podia ser usado pelos nobres e dignatários da corte, e um plebeu encontrado com algumas gotas dele podia ser condenado à morte.

Foram os romanos que introduziram as rosas na Europa. Seus túmulos eram decorados com elas, e a manutenção de jardins não deixava de ser incluída nos testamentos, para que nunca faltassem flores em suas sepulturas. Segundo a lenda romana, Rodante era uma bela mulher que tinha muitos pretendentes, mas que não se interessava por nenhum. Um dia, os apaixonados, loucos de desejo, perderam a paciência e se tornaram violentos, invadindo sua casa. Esse episódio enfureceu a deusa Diana, que transformou rodante em rosa e seus galanteadores, em espinhos.

O título de “rainha das flores” foi concedido à rosa por Safo, poetisa nascida na ilha de Lesbos, por volta do século VII a.C.

Durante a Idade Média, as rosas eram muito cultivadas nos mosteiros, e alguns dos monges tornaram-se grandes botânicos.

Na Inglaterra, a rosa faz parte do emblema real e, segundo a superstição, se as pétalas de uma rosa vermelha caírem ao ser colhida, a má sorte não tardará a chegar. A rosa branca, flor da Virgem Maria, representa a inocência e é colocada sobre o túmulo dos que morreram ainda jovens. Para os nativos americanos, ela simboliza segurança e felicidade, sendo frequentemente usada nas cerimônias de casamento.

Hoje, existem milhares de variedades de rosa, produto de cruzamentos que vêm sendo feitos há séculos. A rosa amarela, por exemplo, é creditada ao francês Joseph Pernet-Dutcher, que, no século IXI, teria levado 13 anos de pesquisa para obter a Soleil d’Or e mais 12 para chegar ao tom ideal, a Rayon d’Or. Dela e de suas variantes teriam surgido todas as rosas amarelas e alaranjadas que hoje conhecemos.

É universal o significado da rosa como mensageira do amor, mas seus tons e combinações podem transmitir algumas outras mensagens, como estas a seguir:

Uma única rosa presenteada – amor eterno
Uma única rosa num vaso – elegância e intimidade
Duas rosas juntas – compromisso vindouro
Várias rosas, formando arranjos – alegria e confraternização
Botões de rosa – beleza, juventude e amor adolescente
Botões vermelhos – pura e encantadora
Botões brancos – a moça ainda é nova demais para amar
Duas rosas unidas pelos pés – noivado com casamento próximo
Uma rosa desabrochada colocada acima de dois botões – um pedido de segredo
Uma coroa de rosas – recompensa ou virtude
Um ramos de rosas desabrochadas – gratidão
Rosa de cores pálidas – amizade
Rosas vermelhas mais rosas brancas – unidade
Rosas vermelhas mais uma rosa amarela – sentimentos joviais e felizes; congratulações
Rosas entregues em posição invertida (com o talo para cima) – rejeição
Folhas de roseira  esperança

Na mitologia grega, Afrodite (Vênus) deu uma rosa a seu filho Eros (Cupido), o deus do amor. Eros, por sua vez, deu a rosa a Harpócrates, deus do silêncio, para induzi-la a não falar sobre as indiscrições amorosas de Afrodite. Assim, além do amor e do desejo, a rosa se tornou símbolo do silêncio e do segredo.

Fonte: Viva com as Flores, de Cristina Von, publicado em 2003 pela Disal Editora (páginas 33 e 34).

2 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá! Vim passear a aprender por aqui, sempre! Adorei ler sobre as rosas e saber o que significa um bouquê, ou unitária...parabéns pelo post!
Beijos e uma quarta-feira de paz e harmonia em seu coração!
CamomilaRosa

Dedinhos Lambuzados disse...

Oi ! Adorei suas visitinhas lá nos "dedinhos lambuzados" e como adorei este cantinho já o adicionei( fica mais fácil visitá-la). As garrafas pet não são difíceis de fazer não, e você faz rapidinho...uma outra ideia é colar com cola branca pedaços de papel de seda por dentro das pets, e decorar com caneta permanente por fora.A garotada pode até se arriscar e curtir uma bagunça autorizada, que tal ?
Adorei saber sobre as rosas.
Bjs , Mammy