quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Feminismo, bruxaria e as ervas



Ontem assisti a um vídeo de Rosemary Gladstar, renomada herbalista norte-americana, e me senti muito inspirada. Além de inspirada, eu me senti feliz. Feliz por ser quem eu sou e por fazer parte do "mundo verde" de alguma forma.

Não acho que as coisas aconteçam na nossa vida por acaso. O femininismo, a bruxaria, as ervas. Se for pensar bem, tudo foi se encaixando direitinho na minha vida, cada um em sua vez. E eu não poderia ser mais feliz com minhas escolhas no dia de hoje.

Desde os meus 14 anos, tenho orgulho de dizer que sou feminista. Há uns sete anos, tenho orgulho de me dizer bruxa. Nem neopagã, nem ocultista. Bruxa. E ponto final.

Logo que comecei a estudar bruxaria, veio o amor pelas ervas e plantas. E agora percebo que tudo isso tem a ver com ciclos, que foram se formando na minha vida, até eu chegar a ser quem sou hoje, com todas as minhas escolhas. As ervas são os poderes da mulher antiga. A bruxa era a mulher empoderada do passado (e, por que não, do presente).

A solidariedade feminina, nas mãos da herbalista, vem em forma de ajudar suas irmãs na caminhada. Você se empodera e empodera outras mulheres. Ensina que cuidar da sua própria saúde é importante. Que você não precisa ficar tomando alopatia para se curar. Que a cura pode vir em forma de planta, de conversa, de amor.

Eu quero honrar todas as herbalistas que vieram antes de mim. Porque eu guardo um pedacinho delas dentro do meu coração. E não vou deixar essa arte morrer nunca.

Era isso o que eu queria dizer hoje.

Um comentário:

Strega Mamma disse...

Excelente este post ! Temos muito em comum, e acredito que a cura não vem dos remédios ( em especial os venenos alopáticos que nos são impostos - por medo ou ignorância,mesmo...)
Que com que a encontrei nesta minha jornada ! Bjs e Bênçãos ! Liz