terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Herta Müller e as plantas




Numa palestra no teatro colonial Heredia, Müller, 59, falou longamente sobre sua infância num povoado camponês da Romênia e de como as plantas foram suas babás. "Meu pais trabalhavam no campo, não tinha irmãos nem ninguém para cuidar de mim, então passava a minha infância no jardim. Ficava olhando as plantas, indiferentes a minha presença, e pensava: sou feita de outro material." Com uma fala repleta de pausas e silêncios ("Fui criada no silêncio"), os olhos azuis e melancólicos muitas vezes voltados para o chão, contou que comia as plantas "para ver se elas me aceitavam como uma delas". No reino vegetal encontrava também seus brinquedos. "Eu pensava: esta planta vai se casar com esta outra. E esta vai sair para tomar chá.".

Fonte: Folha de S. Paulo - 28/01/2013 - Por Cassiano Elek Machado

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Azeite aromatizado de ervas

No fim do ano passado resolvi fazer alguns azeites aromatizados para dar de presente. A ideia veio de um livrinho muito interessante que achei na Internet, chamado "Azeites Aromatizados", que faz parte de uma coleção chamada Atelier de Receitas e cujos autores são André Boccato e a equipe CookLovers.

Primeiro comprei alguns potes bem bonitos para acondicionar os azeites. Lavei os potes, esterilizei tudo, deixei secar e depois foi só seguir esses passos (que estão descritos no livro "Azeites Aromatizados"):

Azeite de Ervas

250 ml de azeite
1 colher de sobremesa de alecrim seco
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de sobremesa de orégano seco
4 folhas de louro secas

Em uma frigideira, coloque todas as ervas e aqueça em fogo baixo para liberar os aromas e eliminar qualquer micro-organismo que possa se desenvolver no azeite aromatizado. Retire do fogo, espere amornar e coloque-as dentro de um recipiente. Complete com azeite e feche. Agite bem antes de servir.

Minha próxima tentativa será o azeite de limão-siciliano!

Ah, e meu azeite de ervas ficou assim: