segunda-feira, 31 de março de 2014

Minha Lua Nova em Áries

Domingo nublado, Lua Nova em Áries, vou ao supermercado e dou de cara com um caderno desses. É nessas horas que eu tenho certeza de que sou uma Bruxa Verde!!!!


Ah, é claro que agora ele é meu. E em breve será recheado de receitas mágicas, com flores, é claro!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Reflexões para o outono




O outono chega em poucos dias...

E, para ajudar você a entrar nessa estação mais consciente, seguem algumas questões para reflexão que eu gostaria de compartilhar com vocês que leem o blog:

1) Agora que o outono está chegando, reflita sobre suas realizações ao longo do ano. 

2) Que sementes que você plantou na primavera passada e que cresceram e prosperaram? 

3) Como você vai se preparar para o próximo inverno, que é uma grande oportunidade de contemplação e planejamento? 

4) O que você vai colher neste outono?

Um abraço e tenham um lindo outono!


domingo, 16 de março de 2014

2014: o ano da minha saúde




2014, para mim, é o ano da saúde. Foi no dia 27/1/2014 que passei por um procedimento super invasivo, mas que pode salvar minha vida: a cirurgia bariátrica. Há 18 anos eu vinha tentando de tudo para emagrecer, por questões de saúde, mas não conseguia e, ao contrário, só engordava mais e mais, tornando-me mais incapaz de ter uma vida normal a cada dia que passava.

Fiquei cinco anos enrolando para fazer a cirurgia e, ano passado, cheguei no limite. Dores nas costas, nos pés, nas pernas, dores de cabeça cada vez mais fortes e frequentes, fígado com gordura, casamento indo pra cucuia, autoestima inexistente, medo de entalar na roleta do ônibus e outras coisas fizeram com que eu tomasse essa decisão radical e irreversível.

No início do ano, tirei uma carta do Oráculo da Deusa e, para minha surpresa, minha deusa em 2014 é Higeia, a deusa da saúde.

E, para completar, na última Lua Nova, utilizando o mesmo oráculo, minha deusa desta lunação foi Sulis, que eu não conhecia, a deusa da saúde e da doença. Considerada uma deusa solar, Sulis representa as profundezas em que todas as pessoas têm de mergulhar na jornada para a luz, a saúde e o bem-estar.

Essa minha jornada não está sendo tão terrível quanto eu imaginava. Nos primeiros 15 dias, passei por uma dieta líquida, em que os alimentos eram batidos no liquidificador e depois coados, ou seja, eu só tomava uma "aguinha suja". Esse período era meu maior medo. Tinha receio de enlouquecer por não poder comer, visto que vários médicos me diagnosticaram com compulsão alimentar. Mas uma tia querida veio para São Paulo ficar comigo no pós-operatório e metade desses 15 dias foram muito mais suportáveis do que imaginei. 

Depois desses 15 dias, entrei numa dieta pastosa e então percebi que conseguiria viver sem alimentos processados, sem refrigerantes, embutidos e outras tranqueiras que eu havia me acostumado a comer.

Hoje estou com quase 50 dias de operada. Como diz minha psicóloga, que eu amo de paixão, esta é uma cirurgia educativa. Atualmente como pouco, mastigo muito, tomo muita água, não como alimentos processados, nem gordura ou doces. 

Quanto "sinto falta da gulodice", procuro outra coisa para fazer que não seja comer, e minha vida nunca foi tão tranquila em relação a comida, ao menos por enquanto. Eu não sinto fome porque meu estômago não produz mais grelina, que provoca a fome. Mas não posso me descuidar, porque, quando eu tiver 3 ou 4 meses de cirurgia, essa fome vai voltar, e eu espero estar preparada para ela com a reeducação alimentar que venho fazendo.

Conforme diz Amy Sophia Marashinksy, em "O Oráculo da Deusa", em seu texto sobre Sulis, "a doença é um mode de ficar de frente  a frente com o que não está mais funcionando e uma oportunidade para mudar isso". Eu tive essa oportunidade e agora me encontro em uma jornada de cura do meu corpo. Essa jornada deverá levar uns dois anos (ou a vida toda!), mas eu não me importo. O que vale é a minha saúde, para que eu possa viver mais tempo junto das pessoas que eu amo.

Aliás, minha mudança também está refletindo na alimentação e na saúde da minha família, já que agora temos cada vez menos porcarias industrializadas em casa, bebemos mais água e nos sentamos à mesa para fazer as refeições em família.

Agradeço aqui a Higeia e a Sulis pela oportunidade da jornada e pela reflexão. Que ambas continuem me guiando em relação à minha saúde não só em 2014, mas pelo resto da minha vida!


sábado, 15 de março de 2014

Minha Lua Cheia em Virgem

Amanhã, dia 16/3/2014, teremos mais uma Lua Cheia em Virgem.

Há algum tempo, comecei a fazer um curso muito interessante sobre ervas e astrologia. De ervas eu entendo um pouco, mas de astrologia, não entendo quase nada.

Esse curso usa um sistema chamado “Mansions of the Moon”e, nesta Lua Cheia em Virgem, estamos sobre a energia da 14 mansão da lua.

As energias dessa mansão são bastante apropriadas para fazer uma desintoxicação em nosso corpo, por isso aconselho, nesta Lua Cheia, uma alimentação leve, muita água e também chás que ajudem a limpar o organismo. (Acabei de tomar um chá verde por aqui...)

Nessa Lua Cheia, ainda de acordo com a 14ª mansão da lua, quero refletir sobre as minhas paixões e sobre relacionamentos. Tenho muitas, muitas paixões, mas não consigo colocar todas em prática, então creio que tenha chegado a hora de escolher, de ser mais seletiva, para colocar as que me são mais caras em prática.

Por exemplo, algo que quero fazer há muito tempo é criar uma horta ou um jardim comunitário no meu bairro. Sou apaixonada por ervas e plantas, então o que está me impedindo de fazer isso? Essa é minha missão nesta Lua Cheia em Virgem.

Também é uma boa época para mentalizar pedidos relacionados a justiça social. Por exemplo, já que março é considerado o mês da mulher, por que não colocar em prática atividades que venham a trabalhar com o feminino e o feminismo, denunciar alguma violência doméstica, ou seja, realmente viver o que você prega?


A erva dessa Lua Cheia, para mim, é a cavalinha e pretendo escrever mais sobre ela aqui no blog em breve.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Jardins em estações de trem do Japão: Sorodofarms


 
 
No Japão, algumas estações de trem agora contam com jardins suspensos, alugados para o público como se fossem loteamentos, a fim de permitir que as pessoas possam cuidar de suas pequenas hortas mesmo com um estilo de vida agitado.

Atualmente , existem cinco Soradofarms (como são chamados esses loteamentos) localizados na rede ferroviária do país. O maior, que é parte do espaço Ebisu Green Garden, fica em cima da estação JR Ebisu, em Tóquio, possui 161 metros quadrados e está aberto ao público em geral.

Por uma quantia anual, os usuários têm à sua disposição 3 metros de área para cultivo, além de poderem utilizar ferramentas de jardignagem, mas podem pagar mais para que outra pessoa limpe seu jardim regularmente, bem como para ter conselhos de especialistas.

Já pensaram nesse sistema no Brasil? Eu acharia o máximo!

terça-feira, 4 de março de 2014

Zsuzsanna Budapest no Brasil - 2 e 3 de agosto (10a Conferência de Wicca e Espiritualidade da Deusa)

Zsuzsanna Budapest foi minha grande musa para entrar no mundo que vivo hoje. Já li e reli todos os livros dela e, melhor ainda, tive a oportunidade de estudar (a distância, é claro) por um ano com ela.

Foi por causa dela que descobri a bruxaria feminista e agora, em 2014, terei a grande oportunidade de vê-la bem de pertinho, na 10a. Conferência de Wicca e Espiritualidade da Deusa, em São Paulo.



Não vejo a hora de chegar agosto. A gente se vê lá!!!