sábado, 28 de fevereiro de 2015

Planta do mês de março - Babosa (aloe vera)

A partir de agora, vou focar em uma planta por mês. A escolhida para o mês de março, que começa amanhã, é a BABOSA, também conhecida como ALOE VERA.



Só para deixar vocês com um gostinho de "quero mais", reproduzo aqui o texto do aloe vera do Jardim Interior - Oráculo das Flores, de Denise Maria Cordeiro:

Diz a lenda que nas folhas verdes e carnudas dessa planta escondia-se o segredo da beleza de Cleópatra. Adstringente e refrescante, o aloe vera é largamente empregado pelos laboratórios de cosmética para os cuidados da pele.

Planta perene, atinge de 30 a 90 cm de altura. Origem: Mediterrâneo, Ilha da Madeira e Canárias. Muito usada desde a Antiguidade, é chamada na América de "planta da beleza". As mulheres da Indonésia acreditam que a planta tem o poder de deixá-las mais bonitas, por isso, uma hora antes do banho, cortam um pedaço da folha e a esfregam no rosto. É também um dos remédios populares mais conhecidos contra a calvície.

Cultivo: em solo arenoso e bem arejado, sob sol pleno e direto, no mínimo 4 horas por dia. Também suporta a sombra pouco densa. Propagação por mudas laterais. Com folhagem atraente, carnuda e sempre verde, é uma excelente planta de interior. As flores do aloe vera surgem em várias épocas do ano. Regar espaçadamente, pois precisa de pouca água.

Utilização: hoje é um dos componentes mais explorados na indústria de cosméticos em cremes hidratantes, loções bronzeadoras, xampus e condicionadores de cabelo. Na indústria farmacêutica o aloe vera é usado também na fabricação de medicamentos para tratamento de queimaduras e outros problemas da pele, além de ser purgativo e tônico estomacal.

Um comentário:

Iony disse...

A vida inteira tivemos aqui em casa e nunca vi flores!Que legal essa informação!