domingo, 12 de abril de 2015

Sabonete e xampu sólido Fefa Pimenta

Quando eu comecei a aprender a mexer com ervas, aprendi também a fazer sabonetes naturais. Mas não gostava dos que eu fazia porque eles não tinham espuminha… Não que sabonete com espuma seja sinônimo de sustentabilidade, mas eu acho muito estranho tomar banho e não sentir uma espuminha nem nada. A impressão que eu tinha é de que passava o sabonete, mas continuava suja. 

Aí depois aprendi a fazer com espuminha, mas continha química, e aí eu me sentia culpada por usar porcaria na minha pele ou na dos outros.

Sempre quis aprender a fazer aqueles sabonetes legais com argila, mas não tenho o dom. E, quando não temos o dom, o melhor a fazer é adquirir de quem entende do assunto, e foi assim que cheguei nos sabonetes para o corpo e nos xampus sólidos da Fefa Pimenta.



A embalagem dos sabonetes, como vocês podem ver na imagem acima, é muito fofa, em papel e com cordinha de sisal, ambos biodegradáveis.

Eu escolhi o sabonete de argila branca com palmarosa e o xampu sólido de abacate e ervas. O interessante é que você não passa o xampu na extensão do cabelo, e sim apenas na raiz. A espuminha que sai é que você pode passar na extensão do cabelo. E, olhem, é tão refrescante!

Sempre passo condicionador (tenho cabelo duro, gente!), mas no primeiro dia em que usei o xampu sólido resolvi não passar. O cheiro do cabelo ficou uma delícia e deu para desembaraçar o cabelo numa boa mesmo sem o condicionador. 

Depois que secou, é claro, ficou uma cabeleira enorme. Quero perguntar para a Fefa agora se quem tem cabelo volumoso precisa tomar algum cuidado especial com o cabelo ou se ela indica algum outro xampu sólido, se bem que eu acho que o de abacate deve ser o ideal para nossos cabelos secos...



Não dá para vocês perceberem pela imagem acima, mas o sabonete é enorme. Dá para dividir em dois e, com boa vontade, até mesmo em três. E, se você deixá-lo secando depois do banho, ou seja, não deixá-lo numa saboneteira praticamente de molho, ele dura pra caramba!

O sabonete de argila com palmarosa é uma delícia e pode ser usado no rosto, no corpo e nas partes íntimas.


Além de vir numa embalagem bonitinha e ecológica, você tem acesso a todos os ingredientes do seu produto. De presente, veio um sabonete pequeno, que eu adorei. Super-recomendo!

Onde comprar: http://www.lojafefapimenta.com.br/




3 comentários:

Fefa Pimenta disse...

Olá bruxinha verde! =D

Que resenha leve e divertida! E claro, confesso: fiquei feliz por vc ter gostado das alquimias de Fefa Pimenta Natural, essa energia alimenta o coração! Que delicia!

Mas vc acertou na escolha do shampoo: a linha abacate é a mais indicada para cabelos secos, pois o óleo vegetal de abacate é muito nutritiva. Outras opções seriam o macadâmia (com óleo de macadâmia) o argan (com óleo de argan e ylang ylang) e o palma e laranja. Todos são vem cremosos.

E nada de cabelo duro: cabelos cacheados são para pessoas com personalidade - são lindos!

Normalmente as cacheadas usam condicionador mesmo e tenho recebido retorno de algumas que dispensaram o condicionador, usam apenas um shampoo sólido cremoso e para modelar, usam um leave-in. E aí vale o de sua preferência: em creme, em óleos vegetais ou até mesmo o gel de aloe vera ou linhaça.

Tb tenho cabelo com volume (são ondulados e muito rebeldes) o que dá certo pra mim é fazer umectação: normalmente faço a noite, com um óleo vegetal e lavo os cabelos no dia seguinte, que fica bem modeladinho. E após seco, coloco um óleo vegetal nas pontas e se necessário, nos fios. E isso tem sido suficiente nessa atual fase!

Uma dica: é legal alternar o tipo de shampoo sólido, os óleos vegetais das umectações e hidratações porque os cabelos tem diferentes necessidades ao longo do tempo, com isso, oferecemos nutrientes diferentes a cada período!

E vou parar por aqui, já está um livro texto! Não conhecia seu blog, mas como uma tb apaixonada pelas ervas, vou acompanhar o que a bruxinha verde tem a dizer sobre o assunto! Um beijão enorme! <3

Fefa Pimenta disse...

Ps.: e não posso deixar de mencionar alternativas mais naturais:

Vinagre diluido em um pouco de água, melado de cana diluido em água (alternativa vegana para o mel, que tb pode ser usado diluido em água). Enxaguar bem após o shampoo e se for o vinagre eu não enxaguo mais, qdo uso o melado diluido, dou um leve enxague.

Beijos

Iony disse...

Eu ia indicar a umectação com oleo vegetal...mas a Fefa ja falou! Dani...depois que comecei o low poo meu cabelo é outra coisa,puro luxo e sem quimica!